Arte Acadêmica
Entende-se como arte acadêmica a pintura e escultura produzidas sob a influência das academias européias do Século 19, nas quais muitos dos artistas recebiam seu treinamento formal.
A arte acadêmica tem como características básicas o rigor do estilo, o uso de temas históricos ou mitológicos e um tom moralista. Não é uma escola ou um movimento específico.
O neoclacissismo, por exemplo, está associado a essas academias, podendo ser considerado uma arte acadêmica. Todavia, o termo Arte Acadêmica está associado muito particularmente à Academia Francesa e à influência desta nos Salões do Século 19.
Seu estilo está referenciado em artistas como Burguereau e Jean-León Gerôme.
Fonte: Artcyclopedia
9 Responses
  1. Unknown Says:

    Norsa.
    Achei muuito interessante!
    bem avaliado,contextualizadoo..
    organizaçaoo..
    gosteeii!
    tudo em ordeemm..
    ;p

    Beijo Grande


  2. No Brasil esite uma Academia Imperial de Belas Artes na cidade do Rio de Janeiro, inaugurada em 1826, era a principal referência deste movimento no Brasil. Os principais artistas brasileiros desta fase são Pedro Américo, Vitor Meireles e José Ferraz.
    Fonte:http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/arte-academica-academicismo/


  3. Sofia Lisboa Says:

    A arte acadêmica é caracterizada pela tentativa de rigor as regras formais, esteticas, onde muitos artistas recebiam a sua formação artística. Depois de alguns anos,surgiram as primeiras academias de arte com o objetivo de continuar a tradição dos “grandes” artistas da antiguidade clássica, ensinando as técnicas.
    Uma das principais características da pintura acadêmica é seguir os padrões de beleza da Academia de Belas Artes, ou seja, o artista não deve imitar a realidade, ele tenta criar a beleza ideal em suas obras, por meio da imitação dos clássicos. No Brasil, a origem da arte acadêmica esta ligada à criação da "Academia Imperial de Belas Artes" - Aiba, inaugurada em 1826, e marca o início do ensino superior artístico no Brasil. Os prêmios e bolsas de viagem ao exterior concedidos pela Aiba têm papel decisivo na formação de artistas como, por exemplo, Victor Meirelles (1832 - 1903) e Pedro Américo (1843 - 1905).

    fonte: http://www.historiadaarte.com.br/
    http://www.infoescola.com


  4. Enquanto na arte academica o artista tenta criar uma belesa ideal em suas obras na arte holandesa ocorre o contrario pois , o artista chega bem próximo à realidade tendo como principais temas cenas do lar ou das tabernas.


  5. Lívia Prado Says:
    This comment has been removed by the author.

  6. GIOVANE Says:

    A arte académica ou realismo académico, denomina um estilo artístico europeu de desenvolvimento entre os séculos XVII e XIX, que pautou pela tentativa de manter com rigor as regras e os cânones formais, estéticos e técnicas do estilo das academias de arte onde muitos dos artistas contemporâneos recebiam a sua formação artística. Já no século XVI começam a surgir as primeiras academias de arte com o objectivo de continuar a tradição dos “grandes” artistas da antiguidade clássica, ensinando as técnicas e “resumindo” o conteúdo estético a regras e normas de representação treinadas pela observação e cópia. Essas associações surgiram inicialmente em Itália (Academia de desenho de Florença), seguindo os mesmos moldes das sociedades de sábios e artistas do início do Renascimento.


  7. Melissa Says:

    A arte acadêmica denomina um estilo artístico europeu que aconteceu entre os séculos XVII e XIX. Características: manter regras formais, estéticas e técnicas do estilo das academias de arte; ou seja, seguir os padrões de beleza da Academia de Belas Artes, o artista não deve imitar a realidade e sim tentar recriar a beleza ideal em suas obras.

    Melissa


  8. Guilherme Says:

    A arte acadêmica é caracteriza um estilo artístico europeu que vigorou entre os séculos XVII e XIX, e mantinha a ideia de manter as regras formais e técnicas lecionadas nas academias de pintura.

    Na arte acadêmica o artista deveria seguir um conjunto de padrões estéticos da Academia de Belas Artes. O artista não tinha a liberdade de imitar a realidade, mas recriar a beleza idealizada.


  9. Os termos academicismo e academismo, ou ainda, arte acadêmica, denominam um estilo artístico europeu que existiu entre os séculos 17 e 19, caracterizado pela tentativa de manter com rigor as regras formais, estéticas e técnicas do estilo das academias de arte.

    Tem forte influência do neoclassicismo, assim como a arte francesa (meu tema :D )


Post a Comment

  • Seguidores