Pintores da Arte Acadêmica
Victor Meirelles
(1832-1903)

Victor Meirelles de Lima (Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis SC 1832 - Rio de Janeiro RJ 1903). Pintor, desenhista, professor. Inicia seus estudos artísticos por volta de 1838, com o engenheiro argentino Marciano Moreno. No ano de 1847, muda-se para o Rio de Janeiro e se matricula na Academis Imperial de Belas Artes onde, em 1849, inicia o curso de pintura historica.

Principais Obras:
- Sao Joao Batista no Carcere
- A Primeira Missa no Brasil (mostrado)
- Passagem de Humaita

- Combate Naval de Riachuelo
- Batalha de Guararapes

"Meirelles atingiu a convergência rara das formas, intenções e significados que fazem com que um quadro entre poderosamente dentro de uma cultura. Essa imagem do descobrimento dificilmente poderá vir a ser apagada, ou substituída. Ela é a primeira missa no Brasil. São os poderes da arte fabricando a história."
FONTE: http://apavpr.com.br/b/?page_id=41


Almeida Junior
(1850-1899)
José Ferraz de Almeida Júnior provavelmente foi o primeiro artista plástico brasileiro a retratar nas telas o homem do povo em seu cotidiano, em contraste com a monumentalidade que até então predominava nas artes plásticas do Brasil. A forma inovadora como tratava a luz é ainda hoje comentada e apreciada. Em sua honra, o dia do Artista Plástico Brasileiro é comemorado a 8 de Maio, dia do nascimento do pintor.
Principais Obras:
- As Lavadeiras
- Caipiras Negaceando
- Caipira Picando Fumo (mostrada)
- Amolaçao Interrompinda
- A Partida da Monçao
- Violeiro

"Almeida Júnior é o mais pessoal e, sem dúvida, um dos que melhor sabem expressar, com toda clareza e nitidez de um estilo à Breton, os assuntos tomados de improviso a uma página da Bíblia, da História, ou simplesmente da vida de todos os dias e de todos os homens."
FONTE: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u727.jhtm

Ped
ro Americo
(1843-1905)
(Pedro Américo de Figueiredo e Melo), pintor brasileiro (Areia, PB, 1843 - Florença, 1905). Doutor em ciências físicas pela Universidade de Bruxelas, na Bélgica, freqüentou ainda cursos de filosofia e literatura em Paris, onde se aperfeiçoou em pintura. De retorno ao Brasil, conquistou a cátedra de desenho da Academia Imperial das Belas-Artes, transferindo-se mais tarde para a de história das artes, estética e arqueologia. Consagrado com a colocação de seu retrato na sala de pintores célebres da Galeria degli Uffizzi (Florença). Principais quadros: Batalha do Avaí, Grito do Ipiranga, Judith e Holofernes, Rabequista Árabe.

Principais Obras:
- A Batalha do Avaí
(mostrada)
- A Batalha do Campo Grande
- A Fala do Trono

- Independência ou Mort
- Paz e Concórdia

- Tiradentes esquartejado


"Minha natureza é outra. Não creio dobrar-me com facilidade às exigências passageiras dos costumes de cada época, que também são uma das fontes em que um talento como o seu pode achar pérolas. A minha paixão, só a história sagrada a sacia."
FONTE: http://www.pitoresco.com.br/brasil/americo/americo.htm
Labels: edit post
6 Responses
  1. Adriane Says:

    Sobre os artistas:

    -Vitor Meireles de Lima: Em 1861, produziu em Paris a sua obra mais famosa, "A Primeira Missa no Brasil". No ano seguinte, já em nosso país, pintou "Moema", que retrata a personagem indígena do poema "Caramuru", de Santa Rita Durão. Os temas preferidos de Meireles eram os históricos, os bíblicos e os retratos.

    -José Ferraz de Almeida Júnior: é considerado por alguns críticos o mais brasileiro dos pintores nacionais do século 19. Suas obras retratam temas históricos, religiosos e regionalistas. Além disso produziu retratos, paisagens e composições. Suas obras mais conhecidas são: "Caipira Picando Fumo", "O Violeiro" e "Leitura".

    -Pedro Américo de Figueiredo e Melo: Sua pintura abrangeu temas bíblicos e históricos, mas também realizou retratos imponentes, como o de dom Pedro 2o na Abertura da Assembléia Geral, que é parte do acervo do Museu Imperial de Petrópolis (RJ). Mas a sua obra mais conhecida é mesmo "O Grito do Ipiranga".

    Referências: http://educacao.uol.com.br/cultura-brasileira/ult1687u31.jhtm


  2. o0o0o0o Adrane... tá me ouvindo ?!


  3. A arte acadêmica é caracteriza um estilo artístico europeu que vigorou entre os séculos 17 e 19, e mantinha a ideia de manter as regras formais e técnicas lecionadas nas academias de pintura.
    Na arte acadêmica o artista deveria seguir um conjunto de padrões estéticos da Academia de Belas Artes. O artista não tinha a liberdade de imitar a realidade, mas recriar a beleza idealizada.
    Os principais artistas brasileiros desta fase são Pedro Américo, Vitor Meireles e José Ferraz (como já foi citado).


  4. Fontee: http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/arte-academica-academicismo/


  5. poccajuan Says:

    ein alguem sabe quais são os principais pintores academicos


  6. poccajuan Says:

    ? por favor respondem pra mim estou fazendo um trabalho e não sei responder


Post a Comment

  • Seguidores